sexta-feira, 27 de junho de 2014

RELIGIÃO NÃO SE FAZ COM PALAVRAS, MAS SIM COM ATITUDES

Não adianta dizer Senhor, Senhor! Isso não nos leva ao céu. Religião não são palavras e nem orações bonitas, mas atitudes verdadeiras de amor, solidariedade e perdão (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

ALEGRIA É ESTAR PERTO DE JESUS

A alegria plena e verdadeira está na vida em comunhão com Jesus. Longe dEle não somos e não temos nada. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

quinta-feira, 12 de junho de 2014

SANTO ANTONIO DOS PÃES, DOS POBRES, DA PALAVRA, DOS MILAGRES E DOS APAIXONADOS


Santo Antônio é invocado para arrumar casamento, para achar coisas perdidas e para tantas outras coisas. Um santo tão querido que está presente no mundo todo. É santo Antônio de Lisboa, porque aí nasceu, mas é também Santo Antônio de Pádua pois foi lá que morreu. Foi grande pregador do Evangelho, combateu as heresias e defendeu a Igreja de Cristo, Santo Antônio fez tantas coisas e foi responsável por tantos milagres no seu tempo, que até hoje nos recordamos com carinho quando foi desafiado por aquele homem que não acreditava em nada, a colocar sua mula faminta diante da Eucaristia para ver se ela buscaria o feno e a aveia ou se a mulinha seria atraída pela hóstia consagrada – não deu outra – a mula deixou o alimento e foi ajoelhar-se diante do Alimento da vida eterna. Todos presenciaram emocionados a mulinha ajoelhar-se diante do ostensório que que Frei Antônio trazia.
Antônio fez tanto, mas sua grande virtude era a de ter compaixão pelos pobres. Certa vez deu todos os pães do Convento para os pobres e quando o irmão padeiro foi falar com ele que alguém tinha roubado os pães, ele pediu que o irmão voltasse e verificasse com mais atenção e, enquanto ele retornava a dispensa, Antônio rezava e os pães foram multiplicados naqueles cestos vazios.
Por isso no dia de Santo Antônio dá-se a bênção dos Pães. Esta bênção significa que não faltará pão em nossa mesa, mas também significa o compromisso nosso de não deixar faltar pão na mesa do pobre. Hoje eu trouxe uma imagem que há muito tempo procurava: Santo Antônio com um pão oferecido aos pobres (veja acima). É rara essa imagem, por isso fiz que questão de mostrá-la. Veja que Santo Antônio segura o Menino Jesus e cuida do pobre faminto. Assim deve ser a nossa vida; levados por Jesus, devemos estender a mão para os que precisam e sofrem.
Santo Antônio, Rogai por nós.


PADRE JUAREZ DE CASTRO


NÃO FAÇA DA RELIGIÃO UM TEATRO

O amor a Deus passa pelo outro. Estar diante de Deus mas de costas para o irmão é hipocrisia religiosa. Religião não é representar um personagem dentro da Igreja, mas viver concretamente a Palavra que se faz atitude no dia a dia.(clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

terça-feira, 10 de junho de 2014

A ARTE DE ESCREVER ÍCONES


Seu nome é Maria Vera. Perguntei a ela: “Você pinta ícones?” Ela rapidamente me corrige: “Não, eu escrevo ícones”.
Achei interessante a resposta embora não houvesse entendido por completo e ela me explicou que o ícone não é uma mera pintura, mas sim o Evangelho feito imagens. Cada cor, cada traço ou expressão tem um significado. Cada figura revela mais do que o que vemos. Estamos diante da Palavra de Deus que se traduz numa obra de arte. Mas deixemos ela mesma explicar o que signifca essa grande arte: “Expressão maior da fé e da espiritualidade dos povos orientais (bizantinos e eslavos), a iconografia, na sua essência, é uma arte religiosa, mas, muito mais que isso, é uma arte teológica. Nasceu nos primórdios do cristianismo, passou por séculos de perseguições, foi questionada e enriquecida na busca dogmática dos Concílios e faz parte da tradição da Igreja, sempre ligada ao Evangelho e à Liturgia. Quando os católicos latinos a descobrem, aproximam-se dos irmãos orientais, buscando participar do diálogo entre duas Igrejas Irmãs separadas por séculos de incompreensão. Para os cristãos ortodoxos o ícone representa o sinal da presença de Deus. Diante da imagem sacra, iluminada por velas e ornamentada com flores, o fiel pode dizer: ‘Eis a minha fé, aquilo em que acredito, a pessoa divina e os santos feitos visíveis em formas e cores’”.
Convido você a visitar seu site: www.escrevendo-icones.webnode.com
Lá, você encontrará arte e espiritualidade unidas pela linguagem dos ícones.