quarta-feira, 9 de julho de 2014

AOS ATLETAS


Não sou fanático por futebol e pra falar a verdade nem acompanho muito, mas é claro que me envolvi e me tornei torcedor como o Brasil todo. Sofri e fiquei triste. E quem não ficou?
Perder não é fracassar. Só se fracassa quando se perde a vontade de ganhar novo. E se perdemos, nos resta tentar outra vez.
Rumo ao hexa continua, só que não agora; será em 2018.
Aliás perder é bom por isso, pois recomeçamos do inicio com mais garra e mais força .
Permita-me trazer à memória de vocês um trecho do poema "Aos Atletas" de Carlos Drummond de Andrade - dos mineiros, sem igual e dos poetas, o maior:

 "Hoje, manuscritos picados em soluço,
chovem do terraço chuva de irrisão.
Mas eu, poeta da derrota, me levanto
sem revolta e sem pranto
para saudar os atletas vencidos.
Que importa hajam perdido?
Que importa o não-ter-sido?
Que me importa uma taça por três (seis) vezes,
se duas (cinco) a provei para sentir,
coleante, no fundo, o malicioso
mercúrio de sua perda no futuro?
É preciso xingar o Gordo e o Magro?
E o médico e o treinador e o massagista?
Que vil tristeza...
Nem valia ter ganho
a esquiva Copa...
no jogo livre e sempre novo que se aprende...
qualquer dos que em Britânia conheceram
depois da hora radiosa
a hora dura do esporte,
sem a qual não há prêmio que conforte,
pois perder é tocar alguma coisa
mais além da vitória, é encontrar-se
naquele ponto onde começa tudo
a nascer do perdido, lentamente.
Canta, canta, canarinho...
Nem heróis argivos nem párias...
O dia-não completa o dia-sim
na perfeita medalha. Hoje completos
são os atletas que saúdo:
nas mãos vazias eles trazem tudo
que dobra a fortaleza da alma forte".

Parabéns... Aos atletas.

Padre Juarez de Castro
Sp. 09/07/14

Um comentário:

  1. Nao vou deixar de admirar o futebol brasileiro, foi uma fatalidade, aconteceu ja , e passado, vamos para a proxima.

    ResponderExcluir