terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A HISTÓRIA DO BOI QUE VOA

A história é antiga e aconteceu com São Tomás de Aquino. Tomás um dos maiores sábios da humanidade foi alvo de uma brincadeira de seus discípulos. Enquanto ensinava, um dos alunos grita chamando a atenção do professor. – “Mestre, venha ver, há um boi voando pelos céus!" Tomás sai correndo para fora e olha para o céu procurando o boi que voava. Naquele momento a classe toda irrompe numa estrondosa gargalhada, afinal todos perceberam que o professor caíra numa brincadeira. Aquele aluno que lhe pregara a peça pergunta: - "Professor, és um dos maiores filósofos, teólogo sem igual, conhecedor das artes e das ciências, como podes ter acreditado num boi que voava?" E neste momento, São Tomás, responde candidamente:
- “Meu filho, prefiro acreditar num boi voando do que acreditar que um cristão pudesse mentir”.

São Tomás de Aquino - sacerdote e doutor da Igreja




"Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e arruinar a sua vida? Pois o que daria o homem em troca de sua vida?" Mc 8,36-37
No dia 28 de janeiro a Igreja celebra um dos maiores santos da História: São Tomás de Aquino. É o autor da Suma Teológica. 
Pertenceu à Ordem dos padres dominicanos. 
Costuma ser indicado como o maior teólogo da Idade Média, como também, mestre dos teólogos até aos dias de hoje. Declarado "Doutor da Igreja", em 1567, e Padroeiro das Universidades, Academias e Colégios católicos, em 1880. 
Foi de fato um gênio, que poderia ter-se perdido, não fora ter-se libertado das atrações mundanas da sua classe, pois era rico, nobre e cerceado em seu desenvolvimento pela própria família. Foi em Paris - o maior centro de estudos teológicos do seu tempo - que ele pôde compor a sua gigantesca obra a Suma Teológica, verdadeira síntese do passado e intuição do futuro. Até hoje, essa obra não encontrou similar, nem em matéria de Filosofia nem em matéria de Teologia. 
Por vezes, esquecemos, atrás do sábio, a grandeza do santo. E São Tomás soube desapegar-se das grandezas do mundo, para revelar o amor mais profundo à oração e à contemplação. Tornou-se, assim, o modelo de todos os que buscam a Deus, vivendo segundo o plano divino.
****
Abaixo, indico a vocês, uma oração de São Tomás para ser feita antes dos estudos, pedindo a graça da iluminação que vem de Deus, para bem compreender e aprender.
Oração para antes dos estudos (São Tomás de Aquino)

Criador inefável, que,
no meio dos tesouros da vossa Sabedoria,
elegestes três hierarquias de Anjos
e as dispusestes numa ordem admirável
acima dos Céus,
que dispusestes com tanta beleza
as partes do universo,
Vós, a Quem chamamos
a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria,
e o Princípio supereminente,
dignai-Vos derramar
sobre as trevas da minha inteligência
um raio de vossa clareza.

Afastai para longe de mim
a dupla obscuridade na qual nasci:
o pecado e a ignorância.
Vós, que tornais eloquente
a língua das criancinhas,
modelai a minha palavra
e derramai nos meus lábios
a graça de vossa bênção.

Dai-me a penetração da inteligência,
a faculdade de lembrar-me,
o método e a facilidade do estudo,
a profundidade na interpretação
e uma graça abundante de expressão.

Fortificai o meu estudo,
dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim,
Vós que sois verdadeiro Deus
e verdadeiro homem,
e que viveis nos séculos dos séculos.
 Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário