sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AMOR À VIDA

Certa vez Jesus ficou muito incomodado com o legalismo da sua época. Ele queria curar um homem com um problema na mão e os Mestres da Lei queriam proibi-lo pois era dia de sábado. Como na lei não se podia fazer nada no sábado, também curar não se podia. Eles inverteram a ordem da coisas e o ser humano passou a valer menos do que a lei. Foi então que Jesus declarou, “peraí, o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado”. Naquela altura, homem e mulher não valiam nada diante da letra. O que importava era uma regra escrita num livro e o ser humano que se lascasse, afinal havia outras coisas que eram mais importantes.
Ah, que bom que se fosse só naquele tempo, mas hoje eu fiquei estarrecido quando lia num portal de notícias, os acontecimentos do dia. A manchete dizia: “Homem é morto na Marginal do Pinheiros, em São Paulo” – chamou-me a atenção, pois já desconfiava que fosse uma briga de trânsito e então me pus a ler. Fiquei chocado com a violência e a intolerância, pois uma briga de trânsito e uma fechada maldosa resultaram numa tragédia. Mais chocado fiquei com a reportagem que fora divulgada pelo site. Em rápidas palavras a nota explicava o incidente. Faço questão de reproduzir aqui: “Um motorista foi morto a facadas após uma briga de trânsito na alça de acesso da ponte do Jaguaré para a marginal do Pinheiros, sentido Lapa, na zona oeste da capital. O crime aconteceu às 5h35 desta sexta-feira (31), e dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar” –  (cf. http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/01/31/homem-e-morto-em-briga-na-marginal-do-pinheiros.htm) - a reportagem continuava com mais alguns parágrafos, foi então que a perplexidade tomou conta de mim. O restante da notícia não falava da morte, não mencionava o nome da vítima e muito menos dos assassinos. A preocupação agora era o trânsito, pois os carros da vítima e agressor estavam atrapalhando o tráfego. Continuando, os parágrafos seguintes falavam do trânsito pela cidade e assim terminava a notícia de um trágico acontecimento.
A vida se tornou banal e assassinatos, fatos corriqueiros. O ser humano não tem mais valor. Vale menos do que o congestionamento na Avenida Interlagos. Vale menos do que a mega-liquidação e vale menos do que qualquer coisa.
Um homem morre esfaqueado numa avenida importante de São Paulo e o que mais importa é o trânsito congestionado. Afinal, como vamos enxergar no outro a imagem e semelhança de Deus se não lhe dou o valor devido? Estou dizendo eu e você, não o Estado ou o governo. Eu devo valorizar o outro a partir dos mínimos gestos de respeito e cidadania. Pois facilmente passamos a culpa para os governantes e para o governo e aí tudo fica impessoal.
Trouxe aqui este fato, não para simplesmente protestar, mas para que, pelo menos  você, que me lê, possa refletir e começar a viver valorizando mais o outro, do que aquilo que ele tem; para que você se valorize mais e procure viver melhor; para que nós busquemos apreciar a vida agora e não ajuntar tesouros e poupança para quando não tivermos mais tempo e saúde para apreciá-las. O sábado foi feito para o homem.  Ame a sua vida e as pessoas que Deus colocou nela. Colha, da vida, tudo que ela tem para lhe oferecer. Os tempos ruins serão aprendizados, os bons, eternizados. As coisas foram feitas pra você e não você feito para ser dominado pelas coisas e, que amor à vida, não seja só o nome da novela que termina hoje.

Padre Juarez

2 comentários:

  1. ��♡♡Nossa esse foi o melhor é mais lindo textos desde abril de 2013 na minha opinião...
    O Padre é literalmente é o cara!♡♡��
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, padre Juarez, eu faço bastante coisas no sábado, cada um aproveita do jeito que pode. Uns trabalham e outros descansam. E tem muitos que não fazem nada a vida toda.E quando tem algo pra fazer no sábado ainda reclamam. Não é!... como agimos com gente assim.

      Excluir