quarta-feira, 6 de agosto de 2014

DISTRIBUA BONDADE

Preocupamo-nos demais com as coisas externas: com que vestir, como se apresentar. Fixamo-nos demais nos ritualismos e esquecemos da ternura e da bondade que devem ser as marcas de quem ama a Deus. (claque acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

terça-feira, 5 de agosto de 2014

NÃO TENHA MEDO. JESUS NÃO DEIXA VOCÊ AFUNDAR

Confia! Caminha sobre o mar como Pedro andou. Permaneça fime. Não duvide. Jesus não vai deixar você afundar. (clique acima e ouça a reflexão do Padre Juarez)

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MILAGRES SURGEM DO POUCO QUE OFERECEMOS

Não esperemos os milagres de grandes feitos ou de ações espetaculares. O milagre se esconde nos pequenos gestos de ternura, de amor e de generosidade. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

SAIBA ACOLHER O QUE É BOM E EVITAR O QUE LHE FAZ MAL

Guarde o que é bom e lhe faz bem. Rejeite as coisas que lhe fazem mal. Não aceite a calúnia, a mentira e o ódio. Lance fora aquilo que lhe faz mal. Recolha no cesto da sua vida todo bem que vem de Deus e do mundo (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

terça-feira, 29 de julho de 2014

AMOR É: CARINHO TRANSFORMADO EM GESTO CONCRETO

Afeto e serviço nos aproximam de Deus. Marta demostrava todo seu amor quando se colocava a serviço do Senhor. Amor é isso: quando a afeição se torna gesto concreto e serviço ao outro (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

ESPERA O TEMPO DE DEUS. TUDO TEM SUA HORA

Espera com paciência o tempo certo de o joio ser arrancado. Não queira adiantar o caminho que deve ser percorrido. Tudo tem sua hora (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

sexta-feira, 18 de julho de 2014

RELIGIÃO NÃO É ARMA CONTRA SEU IRMÃO

A religião não pode se transformar em arma para atacar seu irmão. As regras nos ajudam a nos aproximar de Deus, mas regras e leis nunca podem valer mais que o ser humano. O sábado foi feito para o homem e não o contrário (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

TÁ CANSADO E TRISTE? EXPERIMENTE JESUS

Se você já procurou tudo e não encontrou paz e repouso, é porque ainda não buscou Jesus. Experimente. Sua vida vai mudar. (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

AI DE MIM, SE NÃO RECONHECER O DOM DE DEUS EM MINHA VIDA

Deus não se cansa de derramar seu amor em minha vida. E eu? O que tenho feito para retribuir esse amor infinito de um Deus apaixonado por mim? (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

terça-feira, 15 de julho de 2014

A ESPADA DE JESUS: RUPTURA COM AQUILO QUE DEVE SER MUDADO

Vim trazer a espada, diz Jesus. Espada que separa o tempo novo do antigo, o pecado da graça e a verdade da mentira. (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

SEMEADOR BOM É AQUELE QUE NÃO DESISTE NUNCA

O semeador persistente não desiste porque a terra não é boa. Semeador semeia sem se preocupar com a colheita. Ao semeador cabe semear. (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

A PROPOSTA DE JESUS É INCÔMODA PARA QUEM SE ESQUECEU DE AMAR

Diante de um mundo que se acostumou ao ódio, nós gritaremos mais forte que o amor é a resposta. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

sexta-feira, 11 de julho de 2014

MEU CORAÇÃO: CASA DA PALAVRA DE DEUS

Acolha a Palavra em seu coração, só assim podemos ser orientados para o bem, a felicidade e a paz. (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

quarta-feira, 9 de julho de 2014

AOS ATLETAS


Não sou fanático por futebol e pra falar a verdade nem acompanho muito, mas é claro que me envolvi e me tornei torcedor como o Brasil todo. Sofri e fiquei triste. E quem não ficou?
Perder não é fracassar. Só se fracassa quando se perde a vontade de ganhar novo. E se perdemos, nos resta tentar outra vez.
Rumo ao hexa continua, só que não agora; será em 2018.
Aliás perder é bom por isso, pois recomeçamos do inicio com mais garra e mais força .
Permita-me trazer à memória de vocês um trecho do poema "Aos Atletas" de Carlos Drummond de Andrade - dos mineiros, sem igual e dos poetas, o maior:

 "Hoje, manuscritos picados em soluço,
chovem do terraço chuva de irrisão.
Mas eu, poeta da derrota, me levanto
sem revolta e sem pranto
para saudar os atletas vencidos.
Que importa hajam perdido?
Que importa o não-ter-sido?
Que me importa uma taça por três (seis) vezes,
se duas (cinco) a provei para sentir,
coleante, no fundo, o malicioso
mercúrio de sua perda no futuro?
É preciso xingar o Gordo e o Magro?
E o médico e o treinador e o massagista?
Que vil tristeza...
Nem valia ter ganho
a esquiva Copa...
no jogo livre e sempre novo que se aprende...
qualquer dos que em Britânia conheceram
depois da hora radiosa
a hora dura do esporte,
sem a qual não há prêmio que conforte,
pois perder é tocar alguma coisa
mais além da vitória, é encontrar-se
naquele ponto onde começa tudo
a nascer do perdido, lentamente.
Canta, canta, canarinho...
Nem heróis argivos nem párias...
O dia-não completa o dia-sim
na perfeita medalha. Hoje completos
são os atletas que saúdo:
nas mãos vazias eles trazem tudo
que dobra a fortaleza da alma forte".

Parabéns... Aos atletas.

Padre Juarez de Castro
Sp. 09/07/14

MUDE, ANTES, SEU CORAÇÃO, PARA MUDAR O DOS OUTROS

Muitas vezes queremos converter os outros sem estarmos convertidos. É necessário mudar, primeiro, o nosso coração para depois ir ao coração daqueles que precisam. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

terça-feira, 8 de julho de 2014

QUE EU PERSEVERE, APESAR DA DOENÇA, DA DOR E DO SOFRIMENTO

Mesmo que o sofrimento me visite hei de esperar no Senhor. É dEle que vem meu socorro, meu alívio e a minha salvação. Não desista! Procure e espere no Senhor. Ele jamais nos decepciona.
(clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

segunda-feira, 7 de julho de 2014

FELICIDADE E ALÍVIO, SÓ EM JESUS

Muitas vezes nos sentimos cansados e desanimados. Parece que vamos ser vencidos por tanta maldade e dificuldade que encontramos em nossa vida. Há um só caminho que nos garante a vitória, a alegria e a paz: Jesus. Então o que você está esperando? Corra para seus braços. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

FÉ: SALTO NAS SOMBRAS DA INCERTEZA

Fé é se lançar na incerteza dos acontecimentos, sabendo que Deus nos ampara e não nos deixará cair. É não ver e continuar caminhando pois se tem a certeza que Deus caminha comigo (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

terça-feira, 1 de julho de 2014

JESUS, ACALMA AS TEMPESTADES DA MINHA VIDA

Não tenha medo das tempestades. Enfrente-as! Afinal, Jesus está no mesmo barco e não deixará você afundar. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez de Castro)

sexta-feira, 27 de junho de 2014

RELIGIÃO NÃO SE FAZ COM PALAVRAS, MAS SIM COM ATITUDES

Não adianta dizer Senhor, Senhor! Isso não nos leva ao céu. Religião não são palavras e nem orações bonitas, mas atitudes verdadeiras de amor, solidariedade e perdão (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

ALEGRIA É ESTAR PERTO DE JESUS

A alegria plena e verdadeira está na vida em comunhão com Jesus. Longe dEle não somos e não temos nada. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

quinta-feira, 12 de junho de 2014

SANTO ANTONIO DOS PÃES, DOS POBRES, DA PALAVRA, DOS MILAGRES E DOS APAIXONADOS


Santo Antônio é invocado para arrumar casamento, para achar coisas perdidas e para tantas outras coisas. Um santo tão querido que está presente no mundo todo. É santo Antônio de Lisboa, porque aí nasceu, mas é também Santo Antônio de Pádua pois foi lá que morreu. Foi grande pregador do Evangelho, combateu as heresias e defendeu a Igreja de Cristo, Santo Antônio fez tantas coisas e foi responsável por tantos milagres no seu tempo, que até hoje nos recordamos com carinho quando foi desafiado por aquele homem que não acreditava em nada, a colocar sua mula faminta diante da Eucaristia para ver se ela buscaria o feno e a aveia ou se a mulinha seria atraída pela hóstia consagrada – não deu outra – a mula deixou o alimento e foi ajoelhar-se diante do Alimento da vida eterna. Todos presenciaram emocionados a mulinha ajoelhar-se diante do ostensório que que Frei Antônio trazia.
Antônio fez tanto, mas sua grande virtude era a de ter compaixão pelos pobres. Certa vez deu todos os pães do Convento para os pobres e quando o irmão padeiro foi falar com ele que alguém tinha roubado os pães, ele pediu que o irmão voltasse e verificasse com mais atenção e, enquanto ele retornava a dispensa, Antônio rezava e os pães foram multiplicados naqueles cestos vazios.
Por isso no dia de Santo Antônio dá-se a bênção dos Pães. Esta bênção significa que não faltará pão em nossa mesa, mas também significa o compromisso nosso de não deixar faltar pão na mesa do pobre. Hoje eu trouxe uma imagem que há muito tempo procurava: Santo Antônio com um pão oferecido aos pobres (veja acima). É rara essa imagem, por isso fiz que questão de mostrá-la. Veja que Santo Antônio segura o Menino Jesus e cuida do pobre faminto. Assim deve ser a nossa vida; levados por Jesus, devemos estender a mão para os que precisam e sofrem.
Santo Antônio, Rogai por nós.


PADRE JUAREZ DE CASTRO


NÃO FAÇA DA RELIGIÃO UM TEATRO

O amor a Deus passa pelo outro. Estar diante de Deus mas de costas para o irmão é hipocrisia religiosa. Religião não é representar um personagem dentro da Igreja, mas viver concretamente a Palavra que se faz atitude no dia a dia.(clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

terça-feira, 10 de junho de 2014

A ARTE DE ESCREVER ÍCONES


Seu nome é Maria Vera. Perguntei a ela: “Você pinta ícones?” Ela rapidamente me corrige: “Não, eu escrevo ícones”.
Achei interessante a resposta embora não houvesse entendido por completo e ela me explicou que o ícone não é uma mera pintura, mas sim o Evangelho feito imagens. Cada cor, cada traço ou expressão tem um significado. Cada figura revela mais do que o que vemos. Estamos diante da Palavra de Deus que se traduz numa obra de arte. Mas deixemos ela mesma explicar o que signifca essa grande arte: “Expressão maior da fé e da espiritualidade dos povos orientais (bizantinos e eslavos), a iconografia, na sua essência, é uma arte religiosa, mas, muito mais que isso, é uma arte teológica. Nasceu nos primórdios do cristianismo, passou por séculos de perseguições, foi questionada e enriquecida na busca dogmática dos Concílios e faz parte da tradição da Igreja, sempre ligada ao Evangelho e à Liturgia. Quando os católicos latinos a descobrem, aproximam-se dos irmãos orientais, buscando participar do diálogo entre duas Igrejas Irmãs separadas por séculos de incompreensão. Para os cristãos ortodoxos o ícone representa o sinal da presença de Deus. Diante da imagem sacra, iluminada por velas e ornamentada com flores, o fiel pode dizer: ‘Eis a minha fé, aquilo em que acredito, a pessoa divina e os santos feitos visíveis em formas e cores’”.
Convido você a visitar seu site: www.escrevendo-icones.webnode.com
Lá, você encontrará arte e espiritualidade unidas pela linguagem dos ícones.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

FICA CONOSCO, SENHOR!

Senhor, a noite vem chegando com seus temores e ameaças; só contigo sinto-me seguro e feliz, por isso, fica conosco!
(clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

sábado, 19 de abril de 2014

PADRE JUAREZ FALA SOBRE A PÁSCOA NO PROGRAMA PÂNICO - RÁDIO JOVEM PAN

Fui convidado para falar sobre a Semana Santa e Páscoa no Programa Pânico, da Rádio Jovem Pan.
(clique acima e ouça o programa)
Desejo a todos uma feliz Páscoa
Padre Juarez de Castro

sexta-feira, 18 de abril de 2014

POR ALGUMAS MOEDAS


Há dois mil anos atrás, quando Jesus caminhava pelas estradas poeirentas da Galileia, sentar-se à mesa era muito mais que comer junto. Tratava-se de uma verdadeira celebração de amizade e confiança. Para a mesa só iam os muito íntimos e aqueles a quem você pudesse depositar sua confiança. Na verdade estar junto à mesa requeriam certas práticas de higiene que somente dos mais íntimos se podia exigir. Afinal não se usava pratos individuais nas refeições, muito menos talheres como se usam hoje. A comida era servida num grande prato para que todos se servissem, e então todos colocavam a mão no prato para que a comida fosse levada até a boca. Ora, aquele que senta comigo tem que ser muito amigo, pois a fraternidade se expressa nessa confiança de partilhar o mesmo prato. Naquela última ceia em que Jesus participou com seus discípulos não foi diferente. A refeição também era servida num prato comum onde todos se serviam colocando suas mãos no mesmo prato. Naquela ceia estavam os mais íntimos para Jesus. Seus amigos amados que Ele não chamava de servos, mas de amigos. Jesus então proclama: um de vocês vai me trair. Eles ficaram se perguntando quem seria e Jesus sentencia: "aquele que vai me trair coloca a mão no prato comigo" - isto significa que o traidor é alguém muito íntimo, alguém que pertence ao círculo de amizade de Jesus, mais ainda, o traidor será alguém que Jesus ama muito. 
O traidor trocou seu amigo por trinta moedas. O traidor vendeu seus sonhos e projetos por um punhado de prata. O traidor trocou o amor da amizade, o carinho e a confiança pela ganância pelo dinheiro. 
Sempre ficamos chocados quando escutamos essa historia da traição de Judas. Afinal, o traidor estava muito próximo de Jesus. Era alguém muito íntimo do Mestre.  Mas será que mesmo chocados com esta história nos não a repetimos ainda hoje? 
Consideramos Jesus muito próximo de nós, afinal somos tão religiosos. Sempre vamos à igreja em busca do conforto. E Jesus nos considera muito íntimos dEle. Chego ate comer na sua mesa quando vou celebrar a Eucaristia. E eu volto a me perguntar será que não estamos trocando Jesus por algumas moedas de prata? 
Constato que sim. Vejo e até me vejo trocando Jesus pelo vil metal. Mas, hoje, as trinta moedas de prata têm outros nomes e significados. As moedas são o lazer que não abro mão e não o troco por Jesus. Moedas talvez sejam as minhas preocupações que não me deixam ter um relacionamento amoroso com Ele. Mas as moedas de prata podem ser mesmo o dinheiro que se tornou meu ídolo. Quem sabe as trintas moedas de prata não são as pessoas que tomaram o lugar de Deus? Não nos escandalizemos com Judas; nós também trocamos Jesus por muito pouco, ou até bem menos do que as malditas trinta moedas de prata. Resta-nos fazer como os outros apóstolos, que ficaram preocupados diante do anúncio de Jesus sobre a traição e se põem a perguntar: "acaso serei eu o traidor"? Pergunte-se a si mesmo: será que não estou trocando Jesus por algumas míseras moedas? Pense bem e reflita pois ainda é tempo de lançá-las fora.

Padre Juarez de Castro

terça-feira, 15 de abril de 2014

VOLTE! SEMPRE É TEMPO DE VOLTAR

Pedro é tão traidor quanto Judas. Um não teve coragem de voltar e pedir perdão e por isso perdeu-se no próprio medo e egoísmo. Pedro reconhece o erro, volta, perde perdão e declara seu amor a Jesus – torna-se líder do grupo e chefe da Igreja que nasce. Sempre há tempo para voltar! (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

domingo, 13 de abril de 2014

DEPOIS DO SOFRIMENTO VAI SURGIR UMA VIDA NOVA

Fomos criados para o amor e para a felicidade e não para o sofrimento. Sofrer faz parte da nossa condição humana, mas Deus nos resgata da dor para nos fazer verdadeiramente felizes e vitoriosos com Ele. (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

ACOLHER A PALAVRA É VIVER PARA SEMPRE

Quem guarda a minha Palavra não morrerá. Jesus nos garante que ao acolher a sua Palavra teremos a vida em nós. Mas não basta acolhê-la e não fazê-la produzir fruto. A vida que vem da Palavra, vem sobretudo da atitude de quem transforma a Palavra de Deus em gestos concretos de amor e justiça.
(clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

DEUS PODE SER CONHECIDO PELA RAZÃO?




DESAMARRAR-SE DAQUILO QUE NOS PRENDE E CAMINHAR ATÉ JESUS

Vem para fora! Saia do seu comodismo e do seu mundo egoísta para se abrir à realidade das pessoas que precisam de você.
Desatai-o e deixai-o caminhar! Você não acha que estamos presos e amarrados a nossos conceitos e preconceitos, manias e desejos e assim precisamos nos desatar dessas amarras para caminhar até Jesus? (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

MEU CORAÇÃO PRECISA SER MORADA DE DEUS

Se o Senhor não encontra morada em nosso coração, com certeza é porque temos acumulado muita coisa e não lhe sobra espaço para que Ele faça o que tem que ser feito em nossa vida. (clique acima e ouça a reflexão de Padre Juarez)

quarta-feira, 2 de abril de 2014

NÃO PRECISAMOS MAIS DE BETESDA, TEMOS JESUS

O paralítico espera há quase quarenta anos pela cura. Que perseverança ao esperar a graça! Foram 38 anos de persistência, esperança e oração até que Jesus aparecesse. Então já não foi mais necessária a piscina de Betesda para trazer a cura. Estava ali, diante dele, alguém que era mais que Betesda – a própria salvação na qual aquele paralítico mergulhou. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

segunda-feira, 31 de março de 2014

SOMOS TODOS CEGOS DE NASCENÇA ATE ENCONTRAR JESUS

Ao fazer lama com as mãos e tocar o cego de nascença, Jesus nos remete ao momento da criação, quando Deus criou o homem pelas suas mãos a partir do barro. Tocando no cego, Jesus toca em todos nós e nos faz enxergar a justiça, a verdade e o amor. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

sexta-feira, 28 de março de 2014

UNIR É DIVINO. SEPARAR, DIABÓLICO

A palavra “diabo” tem origem no vocábulo grego “diabolos” que significa aquilo que separa. Toda separação causa prejuízo e dor. A divisão não vem de Deus, mas sim a comunhão. A cisão sempre provoca desgaste, o contrário - a reconciliação -  é sempre caminho que nos conduz à paz e à felicidade.(clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

quarta-feira, 26 de março de 2014

DEUS AGE QUANDO TEMOS CORAGEM DE DIZER FAÇA-SE A TUA VONTADE

Maria diz duas palavras que definem sua personalidade e determinam o caminho da salvação: sim e faça-se. Com o um sim maduro e que lhe brotara do coração, Maria renunciou ao seu projeto de vida para realizar o projeto de salvação de Deus. Ao dizer "faça-se em mim segundo a sua vontade", Maria dá, a Deus, a permissão de realizar em sua vida e na história, a Sua vontade. Afinal, Deus age quando temos coragem de dizer faça-se a tua vontade. (Clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

segunda-feira, 24 de março de 2014

POR QUE O SER HUMANO PROCURA DEUS MESMO SEM CONHECÊ-LO?


O Desejo de Deus é inato no coração do homem. Mesmo sem conhecer a Deus através da fé ou de uma religião revelada, o homem nutre, em seu coração um desejo de conhecer e de se relacionar com Deus. Há relatos científicos que nos atestam que os pré-históricos manifestavam uma determinada crença num ser superior. Isto acontece pois Deus, ao criar o homem à sua imagem, colocou nele o desejo de O ver. Mesmo que esse desejo seja ignorado, Deus sempre atrairá o homem para si. Assim o homem encontrará, em Deus, a plena verdade e a plena felicidade que ele procura sempre. O homem é, então por natureza e vocação, um ser religioso que é capaz de entrar em comunhão com Deus – esta comunhão é o fundamento da dignidade humana.

(cf. Catecismo da Igreja Católica nn. 27-30 / 44-45)

domingo, 23 de março de 2014

JESUS, DÁ A NÓS DESTA TUA ÁGUA

Jesus é a fonte da água viva que bota pra lhe dar vida e trazer a paz. O Poço de Jacó não consegue mais nos abastecer com água cristalina da fé, por isso Jesus toma o lugar do poço e se torna, Ele mesmo, a fonte capaz de saciar toda sede e mudar a nossa vida. (leia João 4,5-42 e, então, clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

sexta-feira, 21 de março de 2014

COLOQUE A SUA CONFIANÇA EM DEUS

O rico não foi pro inferno porque era rico. Foi porque confiava em seu dinheiro e soberba; não partilhava o que tinha fazendo com que houvesse “lázaros” à sua porta para ficar com as sobras. Da mesma forma, o pobre não foi para o céu porque era pobre. Foi porque, sendo pobre, esvaziou-se da soberba e da arrogância e colocou sua confiança unicamente em Deus.

quarta-feira, 19 de março de 2014

QUANDO DEUS FAZ, ELE FAZ BEM FEITO

Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado. Humilhar-se significa reconhecer a grandeza de Deus e admitir a nossa pequenez. Deus é tudo e nós somos nada. Somente quando nos desarmarmos de nossa soberba e admitir que sem Deus nada podemos é que conseguiremos realizar grandes obras em nossa vida. Deus fará através de nossa humildade aquilo que é necessário ser feito em nós. (clique acima para ouvir a reflexão de Padre Juarez)

OS QUATRO “S” DE JOSÉ

São José é justo. Assim o conhecemos como o homem corajoso que assumiu, na sua vida, o caminho que Deus lhe propusera.
São José é santo. Viveu em tudo a santidade à imitação daquele a quem Deus o confiou sob seus cuidados.
Gosto de falar de  São José lembrando que sua vida foi marcada por quatro esses (S). Quatro atitudes corajosas resumidas em quatro palavras retratam a vida deste grande santo homem.

1.     SILÊNCIO: José é homem do silêncio. Basta procurar na Sagrada Escritura e você verá que José fala pouco e raras vezes a Bíblia o citará. Em Toda Bíblia veremos somente algumas palavras vindas de sua boca. Diz apenas aquilo que é necessário e quando diz, se deixa ser inspirado por Deus. O silêncio é próprio dos santos e daqueles que buscam a santidade. Falar menos para escutar mais a Deus. Falar menos para não incorrer no erro do preconceito e do juízo temerário. Falar menos para não perder tempo com palavras que não edificam. Quando se fala pouco, esvazia-se se o coração para preenchê-lo com Deus.

2.     SABEDORIA: José é sábio e sua sabedoria é evidente quando, percebendo que o que acontecia em Maria era obra de Deus, busca uma maneira de protegê-la, mesmo que isso lhe custasse a sua reputação e a própria vida. Pensa em abandoná-la para que as pessoas não julgassem mal aquela que ele sempre amou como esposa e que amaria mais como mãe do Salvador.

3.     SIM:  O sim de Maria vem acompanhado do sim de José. Se Maria disse sim ao projeto de Deus, foi necessário que Jose assumisse o mesmo projeto. Tendo total liberdade para escolher, José, escolheu ouvir a Deus e realizar o projeto Dele tornando-se pai adotivo de Jesus e acolhendo Maria como esposa para proteger o Menino Deus. Renunciou aos projetos pessoais para assumir o plano de Deus. Deixou de ser pai de uma numerosa família para ser pai no lugar do Pai, e assim educou, protegeu e amou Jesus.


4.     SONO: Diz a Escritura que: “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (Mt1,24). José desperta do sono para fazer a vontade de Deus. O sono é um simbolismo bíblico que nos lembra a morte e a indiferença para as coisas de Deus. Por isso você já viu, em muitas torres das igrejas, aquela figura do galo a nos lembrar que devemos despertar do sono e acordar para a salvação. José não se deixa levar pelo sono letárgico e acorda para realizar a vontade de Deus.

Deus se fez hospede na casa de José quando se encarnou e veio habitar entre nós. Deus, hoje, quer ser hóspede na sua casa assim como o foi na casa e na carpintaria de José.

Padre Juarez de Castro